sexta-feira, 19 de maio de 2017

O Salvador Dali e o Salvador Daqui



"A AR reunida em sessão plenária homenageia Salvador e a sua irmã (…). Quem vota contra? Quem se abstém, quem vota a favor? Aprovado por unanimidade". Salvação ao Salvador e irmã com os deputados de pé. Os manos ficaram deslumbrados com a manifestação.
Inacreditável a importância que os representantes da Nação dão a estes pequeninos acontecimentos. Nem Fátima e os seus pastorinhos conseguiram este feito.
Os miados de um gato e uma musiqueta fez vibrar o povo, o primeiro-ministro, o Prof. Marcelo, a própria Assembleia da República (!). No Facebook, no Twitter, , em todos os jornais e televisões, no sei lá que mais há. Uma pobreza de valores.
Quem são Salvador e a sua "sorela". Uns paupérrimos músicos com o selo de qualidade do Caetano Veloso e de outros astros musicais do planeta que actuaram num espectáculo de secundaríssima ordem. Mas que precisamos de salvadores ah isso é que sim, mas de salvadores que nos tirem da miséria política e económica e que nos dêem grandeza e não pinderiquices.
E a Nação aplaude e enche o peito de orgulho. Pobre Nação com tão pobres valores. 
Houve outros antes deles que nos mesmos palcos actuaram. Muitos mais outros. A diferença? Na voz? Na melodia? Na lírica? Não. Apenas ficaram a meio ou no fundo da tabela e o Salvador e a mana ganharam o primeiro lugar num Euro da canção. Só isto, mais um Euro. A diferença é esta e a necessidade angustiante de o povo marcar posição cimeira europeia e - porque não? - mundial.
Já ontem "nós" (um dos "nossos") ganhou o campeonato francês de futebol e tivemos cá o Papa Francisco e tivemos taxas de juro negativas da dívida pública e temos o melhor marcador de bola de todos os tempos, e, e… Chega porque senão acontece como a fábula do boi e da rã: rebentamos. E que bom é, porque muito fácil e inócuo, rebentar com estas coisas.
"Viva o Salvador!", "Viva a mana do Salvador!", "Viva o festival em que vivemos" (que não sei até quando vai durar, quer o Marcelo queira ou não). Viva!
Vai um copito para celebrar mais este grande sucesso de Portugal? Vamos a isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário