terça-feira, 2 de maio de 2017

Por cá e por lá.




                                       

Dívida Pública: Na comparação homóloga, a taxa de desemprego recuou em 23 Estados-membros, manteve-se estável em França e na Áustria e aumentou na Dinamarca (de 6,0% para 6,2%), na Itália (de 11,5% para 11,7%) e na Lituânia (de 8,0% para 8,1%).
Os recuos mais significativos foram registados na Croácia (de 14,0% para 11,3%), em Portugal (de 12,0% para 9,8%), em Espanha (de 20,3% para 18,2%) e na Irlanda (de 8,3% para 6,4%).
As menores taxas de desemprego observaram-se na República Checa (3,2%), na Alemanha (3,9%) e em Malta (4,1%), enquanto as mais elevadas se registaram na Grécia (23,5% em Janeiro) e em Espanha (18,2%)." (in Oservador de 2 de Maio 2017).
As bestas no futebol: Um jogador do Canelas agrediu o árbitro à joelhada. O jogo acabou apenas dois minutos depois de ter começado e o árbitro ficou com a cana do nariz partida.
O avançado do Canelas, Marco Gonçalves, foi detido e presente a um juiz. A Associação de Futebol do Porto teve mão pesada. Punido por “ofensas corporais à equipa de arbitragem” (4 anos), “ameaças, injúrias e ofensa à reputação” (3 meses) e “ofensas corporais graves a jogadores” (2 meses), foi suspenso por quatro anos e cinco meses. Assim, e caso regresse aos relvados, apenas poderá fazê-lo quando tiver 38 anos.
Além do castigo desportivo, o jogador terá ainda de pagar um total de 4.125 euros ao árbitro agredido e 20% desse valor à AF Porto. Já o Canelas foi punido com pena de derrota tendo ainda de pagar uma indemnização de 1.605 euros, a que acresce também 20%
para a AFP.
Marcelo: desabafou a alunos do 2º ciclo (no meu Liceu, que foi meu antes de ser o "dele") que o, optimismo de Costa era "roxo". Os tempos do "cor-de-rosa" passaram.
A CGTP também está "roxa" mas por achar que o governo deveria estar mais à esquerda…e ameaça com uma greve geral. Acha? Se a greve tiver a adesão da assistência das comemorações por ela promovida no 1º da Maio, melhor seria estar calada.
Lá por fora: no Minnesota, localizado nos EUA (exemplo de civilização, defensor dos sãos princípios e das boas práticas), a excisão de uma menina de sete anos levou as autoridades dos EUA a descobrir que uma médica praticava essas operações há doze anos. O New York Times usou o termo corte genital e não mutilação.
Porquê esta extraordinária e pudica transmutação gramatical?
Também, e para variar, houve tiroteio numa piscina de S. Diego. É caso para perguntar: os gajos são ceguetas? Para quando a revogação desse Amendment de 1791 (!) que tanta morte tem provocado? ("The Second Amendment to the United States Constitution protects the right of the people to keep and bear arms and was adopted on December 15, 1791, as part of the first ten amendments contained in the Bill of Rights.").

Sem comentários:

Enviar um comentário